Você sabe o que ITBI?

Atualizado: 10 de mar.

Todo processo de compra de um imóvel requer o preenchimento de uma série de requisitos, cumprimento de legislações específicas, documentos e o pagamento de taxas e impostos.


Apesar de muito comum, o ITBI ainda gera muita dúvida para os novos compradores, então vamos explicar o que é o ITBI.



O IMPOSTO DE TRANSMISSÃO DE BENS IMÓVEIS (ITBI) é um tributo municipal OBRIGATÓRIO, cobrado pelas prefeituras aos compradores dos imóveis. Este imposto é passível de alterações de acordo com a legislação de cada cidade e é previsto por lei no artigo 156, inciso II da Constituição Federal, sendo indispensável mesmo na compra de um imóvel na planta. Nessa situação, o tributo só é pago após a entrega do imóvel.


O não pagamento deste imposto, pode impossibilitar a transmissão da propriedade do imóvel para o seu novo dono, impedindo a liberação da documentação.





Contudo, se a aquisição da propriedade ocorrer por meio de herança ou doação, o tributo pago é o ITCD ou ITCMD, sigla de Imposto Sobre Transmissão “Causa Mortis” e Doação, e é cobrado pelo Estado.


é #residencia #digital #imoveiscuritiba #imobiliariacuritiba #transformacaodigital #imoveisparavoce #apon#aponbrasil #itbi #oqueeitbi





4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo